- É um anti-inflamatório, não narcótico e não esteroide com potente atividade analgésica e antipirética, indicado para todos os casos de inflamação, dor e febre;
- Também é indicado no tratamento auxiliar nas infecções agudas, reduzindo o processo inflamatório, a dor e a febre, estimulando o animal a se alimentar;
- Indicado no tratamento das cólicas, processos dolorosos causados por cirurgia, ferida, distocias, claudicação por pododermatite ou desordens músculoesqueléticas, síndrome Mastite-Metrite-Agalaxia (MMA) e diarréia dos recém-nascidos.
Fórmula
Cada 100 mL contém:
Diclofenaco de Sódio .................................................................................. 5 g
Veículo q.s.p. .............................................................................................. 100 mL
Modo de Uso e Dosagem
Deve ser administrado pelas vias intravenosa, intramuscular ou subcutânea, na dosagem de 1 mL para cada 50 kg de peso corpóreo, dependendo da gravidade do caso, para bovinos, equinos, ovinos, caprinos e suínos, conforme tabela abaixo:
Peso (kg) Dose(mL)
50 kg 1 mL
100 kg 2 mL
200 kg 4 mL
300 kg 6 mL
400 kg 8 mL
500 kg 10 mL
O produto deve ser administrado a cada 24 horas, durante 3 a 5 dias consecutivos. O intervalo pode ser alterado conforme a gravidade do quadro, a critério do Médico Veterinário.
Precauçoes e Advertências
Obedecer às dosagens indicadas para a aplicação do produto;
Utilizar seringa e agulha estéreis, observando as boas práticas de assepsia;
Durante o tratamento com Diclofenaco é importante o acompanhamento dos animais portadores de sintomas de distúrbio gastrintestinal, com histórico de ulceração gástrica ou intestinal;
Exclusivo para uso veterinário.
Efeitos Colaterais
As reações adversas mais comuns decorrentes do uso do medicamento são: distúrbios gastrintestinais, edema, sonolência, prurido e icterícia.
Contra-Indicações
Não aplicar em animais com histórico de hipersensibilidade ao Diclofenaco de Sódio. Não aplicar em animais com ulcerações gástricas e/ou intestinais;
Não aplicar o Diclofenaco em animais com grave problema de disfunção renal.
Interações Medicamentosas
Não administrar Diclofenaco concomitantemente com outros anti-inflamatórios, Methotrexate e Triamterene, podendo ocorrer toxicidade severa ou fatal.
Condições de Armazenamento
Conservar em local seco e fresco, à temperatura ambiente entre 15 ºC e 30 ºC, ao abrigo da luz solar, fora do alcance de crianças e animais domésticos.
“ATENÇÃO: OBEDECER AOS SEGUINTES PERÍODOS DE CARÊNCIA”
BOVINOS, CAPRINOS E OVINOS
- ABATE: O ABATE DOS ANIMAIS TRATADOS COM ESTE PRODUTO SOMENTE DEVE SER REALIZADO 10 DIAS APÓS A ÚLTIMA APLICAÇÃO;
- LEITE: O LEITE DOS ANIMAIS TRATADOS COM ESTE PRODUTO NÃO DEVE SER DESTINADO AO CONSUMO HUMANO ATÉ 3 DIAS APÓS A ÚLTIMA APLICAÇÃO.
SUÍNOS
-ABATE: O ABATE DOS ANIMAIS TRATADOS COM ESTE PRODUTO SOMENTE DEVE SER REALIZADO 10 DIAS APÓS A ÚLTIMA APLICAÇÃO.
EQUINOS
O PRODUTO NÃO DEVE SER ADMINISTRADO EM EQUINOS DESTINADOS AO CONSUMO HUMANO.
***A UTILIZAÇÃO DO PRODUTO EM CONDIÇÕES DIFERENTES DAS INDICADAS NESTA BULA PODE CAUSAR A PRESENÇA DE RESÍDUOS DO PRODUTO ACIMA DOS LIMITES APROVADOS, TORNANDO O ALIMENTO DE ORIGEM ANIMAL IMPRÓPRIO PARA O CONSUMO.
Licenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob n° 8.998 em 03/12/2004.
Apresentação
Apresentação
Frasco-ampola contendo 50 mL do produto.