Consulte os estoques nas lojas mais próximas
Principais Características:
Tratamento de enfermidades respiratórias e digestivas em suínos e bovinos causadas por microrganismos sensíveis ao florfenicol, tais como aPasteurella multocida, Haemophilus parasuis,Actinobacillus pleuropneumoniae, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus sp.
Fórmula
Frascos-ampola de vidro contendo 30 ou 100 mL.
Florfenicol..............................40 g
Veículo....... q.s.p.................100 mL
Posologia
Bovinos:
Via intramuscular profunda: administrar, com intervalos de 48 horas, 2 injeções de 1 ml para cada 20 kg de peso vivo, o que corresponde à dose de 20 mg de florfenicol para cada kg de peso corporal.
Suínos:
Via intramuscular profunda: administrar, com intervalos de 48 horas, 2 injeções de 1 ml para cada 20 kg de peso vivo, o que corresponde à dose de 20 mg de florfenicol para cada kg de peso corporal.
Propriedades
O florfenicol é uma substância antimicrobiana sintética de amplo espectro, de estrutura semelhante ao cloranfenicol, porém com diferenças em dois aspectos fundamentais:
· Presença de um grupo p-metilsulfonil em lugar do grupo p-nitro;
· Presença de um átomo de flúor em lugar do grupo hidroxila (OH) e no álcool primário terminal.
Estas diferenças fazem com que o florfenicol não apresente o mesmo risco de indução de anemia aplástica.
Sua ação bacteriostática ocorre pela inibição da síntese proteíca por ligação às subunidades do ribossoma da bactéria suscetível (principalmente pela inibição da peptil-transferase), evitando o transporte de aminoácidos para as cadeias do peptídeo em crescimento e consequentemente impedindo a formação de proteínas.
O florfenicol tem demonstrado, tanto in vitro quanto in vivo, atividade eficaz contra a maioria das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas que causam diversas enfermidades em bovinos e suínos. Também apresenta atividade contra algumas bactérias resistentes ao cloranfenicol, possivelmente porque está menos afetado pela enzima que produz resistência bacteriana contra o cloranfenicol e o tianfenicol.
Contra Indicações
Não deve ser aplicado em fêmeas produtoras de leite para o consumo humano
Precauções
A utilização do produto em condições diferentes das indicações de bula pode causar a presença de resíduos do produto acima dos limites aprovados, tornando o alimento de origem animal impróprio para o consumo.
Período de carência
Bovinos: o abate de animais tratados deve ser realizado 28 dias após a última aplicação.
Suínos: o abate de animais tratados deve ser realizado 20 dias após a última aplicação.