Consulte os estoques nas lojas mais próximas
Principais Características:
O Trissulfin é um medicamento indicado para tratamento de todas as doenças sensíveis à ação do Sulfametoxazol e do Trimetoprim, como: DCR, colibacilose, pasteurelose, tifo aviário, pulorose, coriza infecciosa, infecções primárias e secundárias, purulentas ou não.
FARMACODINÂMICA E FARMACOCINÉTICA:
Utilizado sozinho, o trimetoprim não é particularmente efetivo contra as bactérias, e desenvolve resistência rapidamente. No entanto, quando combinado com as sulfonamidas, há efeito sinérgico, pois as sulfas e o trimetoprim atuam em etapas diferentes da mesma via metabólica, ocorrendo uma potenciação estimada em até 20 vezes o efeito proporcionado de ambas as drogas quando utilizadas isoladamente. Quando administradas pela via oral a absorção das sulfonamidas ocorre com rapidez na região de intestino delgado e em altas proporções (70 a 90%). O trimetoprim também apresenta boa absorção quando administrado pela via oral. O Sulfametoxazol é considerado uma sulfonamida de ação curta, alcançando concentração plasmática acima de 50 mcg/mL em menos de 12 horas. Após ingestão e absorção, as sulfonamidas são biotransformadas por acetilação (no fígado e pulmão), conjugação da glucuronida e hidroxilação aromática. O metabolismo do trimetoprim ocorre por reações de oxidação e conjugação no fígado. A excreção das sulfonamidas, exceto daquelas que não são absorvidas quando administradas por via oral, ocorre através do rim. Sabe-se que a eliminação do trimetoprim ocorre de forma mais rápida que muitas sulfonamidas, em que a eliminação na urina ocorre sem ser metabolizada em 60 a 80% e uma pequena porcentagem é eliminada pela bile; o resto é eliminado na forma de metabólitos inativos e também pela via renal.
INDICAÇÕES:
Trissulfin ® é indicado na prevenção e no tratamento das enfermidades que acometem aves causadas pelos agentes Escherichia coli, Salmonella enteritidis, Salmonella gallinarum e Pasteurella multocida. Estes microrganismos são correlacionados com uma série de enfermidades aviárias, conforme descrito no quadro abaixo :
Microrganismos patogênicos das aves sensíveis ao Trissulfin e enfermidades correlacionadas
Microrganismo Doenças relacionadas
Escherichia coli Celulite, onfalite, salpingite, síndrome da cabeça inchada ( Localizadas); colisepticemia e doença respiratório crônica complicada, coligranuloma (sistêmicas).
Salmonella enteritidis Paratifo
Salmonella Gallinarum Tifo, pulorose ou diarreia branca bacilar.
Pasteurella multocida Cólera aviária
RESPONSÁVEL TÉCNICA:
Dra. Sandra Barioni Toma CRMV/SP 14.81 7 Licenciado no Ministério da Agricultura sob nº 2.814 em 21/01/1988.
FÓRMULA:
Cada 100 g contém:
Trimetoprim ............................................................... 2,0 gSulfametoxazol ........................................................................... 10,0 g
Veículo q.s.p. ............................................................. 100,0 g
MODO DE USO E DOSAGENS:
Trissulfin ® deverá ser administrado na dose de 33,33 mg/kg de peso vivo para o sulfametoxazol e 6,67 mg/kg de peso vivo para o trimetoprim, o que corresponde a 333,34 mg do produto final/kg de peso vivo. Desta maneira, pode-se fornecer Trissulfin ® aos animais considerando-se 1 g de produto para cada 3 kg de peso do animal.
A inclusão do produto poderá ser calculada a partir da dose do Trissulfin ® considerando o peso vivo dos animais a receberem o tratamento e seu consumo médio de ração, de acordo com o cálculo abaixo:
Quantidade Trissulfin ®/Ton. de ração.
Dose (333,34 mg de produto/kg de PV) X Peso médio dos animais a serem tratados (kg) X 1000
Quantidade de ração consumida/dia
Outra forma para inclusão do produto na ração é a seguir como base as relações entre o peso dos animais a serem tratados e a quantidade de produto (mg) a ser adicionado por kg de ração, como descrito no quadro abaixo:
Sugestão de uso para inclusão do Trissulfin na ração de aves
Variáveis Aves - Quantidade de Produto (mg/kg de Ração)
Peso (Kg) Mínima Máxima
0,04-0,8 260 5.040
0,8-2,02 1770 4460
2,02-2,67 3680 4870
1,4-2,7 4060 11540
3,4-5,0 3180 13130
Salienta-se que como forma de uso principal do produto, o médico veterinário deverá considerar o tratamento na dose de 40 mg de sulfametoxazol + trimetoprim/kg de peso vivo/dia, ou seja, 333,34 mg de Trissulfin ®/kg de peso vivo. A dose calculada deve ser totalmente fornecida diariamente durante o período de tratamento, que poderá ser realizado por até 03 dias consecutivos ou a critério do Médico Veterinário. A ração contendo Trissulfin ® pode ser fornecida aos animais por até 10 dias após sua mistura.
Precauções:
Quando se administram as sulfas na ração deve-se levar em consideração a energia (baixa energia, maior consumo), a temperatura (no frio ocorre aumento de consumo) e linhagem da ave (avidez por consumo) para se evitar efeitos tóxicos. A eficácia das sulfonamidas pode reduzir radicalmente quando há excesso de ácido fólico, timina, purina, metionina, plasma, sangue, albumina, tecido necrótico e produtos de degradação de proteínas endógenas, os quais podem fornecer substratos alternativos para as bactérias. Obedecer às dosagens recomendadas para uso do produto.
Contrandicações e limitações de uso:
As sulfonamidas são contraindicadas para frangos de corte que recebem ionóforos, podem causar redução do ganho de peso e miodegeneração; assim como não devem ser utilizadas em galinhas com mais de 16 semanas de idade. Os medicamentos deste grupo não devem ainda ser administrados em animais com danos hepáticos ou alterações hematopoiéticas, assim como aplicação via tópica direta já que interfere na cicatrização de feridas e provoca reações de sensibilidade. Não administrar em animais com histórico de hipersensibilidade aos componentes do produto. Não administrar o produto com o prazo de validade vencido.
Interações Medicamentosas:
Soluções de sulfonamidas são incompatíveis com o cálcio. A absorção do sulfametoxazol pode ser comprometida pelo uso de antiácidos. O sulfametoxazol potencializa as doses dos hipoglicemiantes orais. O sulfametoxazol pode atuar como inibidor da enzima microssomal, o que pode levar a manifestações tóxicas de medicamentos como fenitoína. Alguns anestésicos derivados do ácido p-aminobenzóico (procaína, tetracaína, butacaína e benzocaína), assim como a administração concomitante de ácido folínico, podem antagonizar o mecanismo de ação das sulfonamidas. O uso de sulfametoxazol e trimetoprim associados à ciclosporina aumenta o risco de nefrotoxicidade. Níveis sanguíneos elevados de digoxina podem ocorrer em terapias concomitantes com sulfametoxazol e trimetoprim. Pacientes tratados concomitantemente com sulfametoxazol e trimetoprim e diuréticos, principalmente os tiazídicos, apresentam maior incidência de trombocitopenia. As sulfonamidas podem deslocar o metotrexato dos pontos de ligação nas proteínas plasmáticas, aumentando assim os riscos de efeitos tóxicos. A administração de sulfametoxazol e trimetoprim pode aumentar o tempo de protrombina de indivíduos em uso de anticoagulantes do tipo warfarina.
PERÍODO DE CARÊNCIA
Abate: 10 dias após a última aplicação do produto.
Ovos: 13 dias após a última aplicação do produto. Antes deste período, os ovos devem ser descartados.