Consulte os estoques nas lojas mais próximas
Principais Características:
Zelotril 10% Injetável Antimicrobiano injetável, à base de enrofloxacina, indicado para bovinos, suínos e cães.
CARACTERÍSTICAS E INDICAÇÃO:
Zelotril 10% é um produto injetável, à base de enrofloxacina, indicado para bovinos, suínos e cães. A enrofloxacina é uma fluorquinolona de 2ª geração amplamente utilizada em Medicina Veterinária. As quinolonas atuam como fármacos inibidores da enzima bacteriana DNA-girase, que constitui o ponto central do processo de replicação bacteriano, provocando a morte dos microrganismos. Uma característica farmacológica das quinolonas que contribui para sua eficácia é o efeito pós-antibiótico. Assim, mesmo que os níveis do fármaco tenham declinado na circulação, as moléculas de quinolona retidas nas células de defesa asseguram concentração suficiente para eliminar as bactérias. A enrofloxacina tem amplo espectro de ação e difunde-se rapidamente pelos tecidos, sendo excretada na bile e na urina em elevadas concentrações na forma ativa.
Zelotril 10% é indicado para o tratamento de infecções gastrointestinais (diarreias), infecções respiratórias (pneumonias), infecções genitourinárias (metrites, cistites), pododermatites e mastites.
COMPOSIÇÃO:
Cada 100 mL contém:
Enrofloxacina....................10,0 g
Veículo.......q.s.p...............100,0 mL
MODO DE USO E DOSAGEM:
Zelotril 10% é pronto uso.
Com o auxílio de uma seringa e agulha, aplicar o produto por via intravenosa, intramuscular ou subcutânea.
Bovinos - Suínos - Ovinos e Caprinos:
A dose média terapêutica é de 2,5 mg de Zelotril 10%/kg de peso, uma vez ao dia, ou seja, 0,5 mL para cada 20 kg de peso corporal, durante 3 dias. Nas infecções respiratórias complicadas e anaplasmose, aplicar 0,5 mL para cada 10 kg de peso corporal, durante 5 dias. Quando o volume a ser aplicado for superior a 10 mL, aconselha-se dividir este volume em dois locais de aplicação.
Cães:
A dosagem terapêutica para cães é de 5 mg do princípio ativo por kg de peso, ou seja, 0,5 mL do produto para cada 10kg de peso, uma vez ao dia, durante 5 dias consecutivos.
Recomendamos prolongar o tratamento por um período de mínimo de 48 horas após o desaparecimento dos sintomas.
- Tendo em vista a possibilidade de efeitos artropáticos, não administrar o produto em cães em fase de crescimento rápido. Em animais de raças pequenas e médias, esta fase ocorre entre 2 e 8 meses de idade. Nas raças grandes, este período poderá chegar a até 18 meses.
PERÍODO DE CARÊNCIA:
Bovinos: 7 dias para carne e 3 dias para o leite;
Suínos: 9 dias para carne;
Ovinos e caprinos: 7 dias para carne e 5 dias para o leite.